Para nossa intervenção no Largo de Roma, junto aos amigos do alheio, fomos em busca de algo além do visual, vozes que nos revelassem a história desse lugar e invocassem os fantasmas da nostalgia. Nos caminhos das nossas expedições investigativas tivemos a oportunidade de entrevistar dois antigos frequentadores dos (falecidos) cinemas de rua de Salvador.
Com Jorge Santori, do blog Antiguinho, tivemos uma conversa sobre ao circuito cinematográfico da Baixa dos Sapateiros, Sé e Praça Castro Alves. Link aqui.
Já na entrevista com Juarez Duarte Bomfim, colunista do Jornal Grande Bahia, o assunto ficou mais concentrado no próprio Cine Roma, local que ele costumava frequentar em sua infância. Link aqui.
Os trechos das duas entrevistas que usamos em nossa intervenção podem ser encontrados no Soundcloud do CineFantasma.
👉👉👉Como a história do Cine Roma se confunde com a de Irmã Dulce, incluímos, de bônus, uma fala da finada Iraci Lordello, sua amiga e mais antiga voluntária, sobre as ocupações feitas pela nossa freira não-subversiva. Link aqui.
Irmã Dulce foi uma das fundadoras do Cine Roma. Em 2003, o prédio do cinema foi transformado na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e hoje abriga seu mausoléu. Bu!👻🙏
Por Bruno e Tâmara
Por Bruno e Tâmara

Dá-lhe caça-fantasmas!
ResponderExcluir