![]() |
| Mapa que utilizamos em aula. |
Foi no dia 10 de Novembro, uma sexta feira que ficou registrada em minha memória. Uma aula que era para ser em uma pequena sala de ensinamento, se tornou em um tour realmente incrível.
Eu e meus colegas da UFBA na companhia de nossa professora fizemos uma visita aos antigos cinemas de rua em Salvador.
Apesar do bom estado aparente, o mesmo já está desativado a mais de vinte anos.
Algo extremamente curioso foi observar e imaginar a fachada do cine Pax tomada por filas de pessoas para assistir os filmes.
Procuramos o responsável pela construção, a fim de conseguir entrar no cinema, mas não foi possível, pois era preciso agendar uma data.
Inicialmente tivemos a oportunidade de entrar no cinema Glauber Rocha, localizado na Praça Castro Alves, centro de Salvador. Ao subirmos para a cobertura da nova construção foi possível reconhecer uma parte do cine Guarany, era a parede da lateral do que restou do antigo cinema.
É imaginável identificar onde situava essa parede, comparando a uma foto antiga retirada na internet:
![]() |
| Antigo Cine Guarany |
Ainda na cobertura ganhamos o privilégio de uma vista maravilhosamente insuportável:
![]() |
| Vista da praça Castro Alves. |
Mais adiante encontramos o cine Astor, situado na Rua da Ajuda. Não conseguimos obter maiores informações a respeito deste, mas registrei algumas imagens:
Abandonada, a construção está totalmente interditada,
impossibilitando a entrada no local.
Seguindo o nosso "mapa de cinemas", tivemos uma breve e bela passagem pela igreja da Ajuda, que não estava em nosso plano de aula, mas serviu como grande conhecimento descobrir que ela é a mais antiga da cidade de Salvador, e ainda mais interessante foi poder localizá-la através do primeiro mapa da cidade:
E a caminhada continuou em direção ao cine Excelsior, instalado na Praça da sé. A construção desse parece estar bem conservada ao observar o seu exterior, o que causou uma enorme curiosidade em conhecê-lo por dentro.
Apesar do bom estado aparente, o mesmo já está desativado a mais de vinte anos.
Saindo do Pelourinho, descemos a Ladeira da Ordem 3ª de São Francisco
ao encontro do cine Pax, pertencente a Ordem Franciscana:
Procuramos o responsável pela construção, a fim de conseguir entrar no cinema, mas não foi possível, pois era preciso agendar uma data.
Logo abaixo o painel na fachada do cine Pax onde ficavam expostas as imagens de lançamentos de filmes daquela época:
Ainda na baixa dos sapateiros encontramos o cine Jandaia: "O gigante desacordado".
Tivemos um breve papo com três senhores que estavam sentados em frente ao cinema. Antigo frequentador do Jandaia, o senhor que estava ao lado das duas mulheres comentou o sucesso que faziam os filmes pornos naquele tempo. Em meio a risos afirmou "...um filme que fez bastante sucesso foi o Garganta Profunda"
Também não conseguimos entrar na antiga construção, mas conseguimos o contato do encarregado pelo imóvel para marcar um praticável encontro.
E por fim, mas não menos importante foi localizar o cine Tupy:
Permanece em funcionamento, todos os dias são apresentados dois filmes adultos. Não tivemos a coragem de entrar (risos) mas foi uma experiencia muito boa poder vê-lo de perto.
Nossa visita encerrou e deixou um clima de nostalgia e curiosidade em conhecer e explorar ainda mais a historia de cada um desses grandes fantasmas urbanos. Ainda temos muito a desvendar.








bom registro do que foi essa experiência... estamos apenas começando... espere até ver as revelações que serão trazidas à tona nas próximas semanas!!!
ResponderExcluir