Novas escritas

Entre muitos que viraram lojas e até templos religiosos, ainda restam algumas ruínas dos glamurosos cinemas que marcaram época na cidade. Na nossa última deriva tivemos a oportunidade de entrar no Cine Pax, que pertence à Ordem Primeira de São Francisco, e no Cine teatro Jandaia, uma das casas de espetáculos artísticos e culturais mais importantes da América do sul na década de 60.
Ambos localizados no antigo centro da cidade que após sua decadência perdeu totalmente sua importância, hoje em dia sendo nada “espetaculares”. Como não morador da cidade de Salvador minhas idas ao centro sempre se resumiram aos lotados lugares espetaculares. Os espaços visitados por nós semana passada antes eram pra mim simples cenários, sem corpo, espaços desencarnados.
Entrar nesses gigantes abandonados foi mais uma oportunidade de experimentar a cidade em que nasci e que mal conheço. Os casarões são carregados de uma energia forte e muita história, que agora estão escritas em meu corpo em forma de corpografias. Nestas grafias esse pequeno pedaço da cidade vivenciado por nós sobrevive a todo o processo de espetacularização que o centro da cidade vem sendo alvo.


 [video-to-gif output image]
Ainda tivemos o privilégio de ouvir as memórias de um pai de um dos grupos dos amigos do alheio. Ex-frequentador dos antigos cinemas, ele nos conta que antigamente ele não enxergava todo o esplendor que os casarões exalam até hoje, em ruínas, em suas arquiteturas. Acho que não valorizar esses sítios é um mal habito do ser humano, imagino quantos lugares no futuro também direi não ter conseguido vivencia e valorizar enquanto ainda estavam de pé.

Comentários

  1. curiosa crônica escrita por um fantasma, talvez? intrigante as aimagens invalid or expire, o que tudo isso quer dizer... i see dead people!

    ResponderExcluir

Postar um comentário