Âncora do Marujo, Burlesque Bar, Sauna P11, Creperia La Bouche e Freedom Bar, esses são os locais mais visitados quando a procura é show de transformismo, além claro, das boates. Contudo, atualmente esses espaços têm sido ampliados com a arte Drag invadindo, ou melhor, ocupando outros espaços que também são seus por direito.
Por muito tempo a fina arte do transformismo ficou ligada a esses bares, como se tivesse que permanecer nos guetos. Muito trabalho, dedicação e talento sem ganhar a devida visibilidade. Hoje, essa arte tem chegado aos teatros e ganhado cada vez mais adeptos e seguidores, fazendo com que ganhe força e ocupe muitos outros espaços.
O concurso Super Talento que já teve o nome de Talento Marujo e tinha como sede o bar Âncora do Marujo, atualmente é realizado no Burlesque Bar, e agora em 2017 já vai para sua terceira edição com a final sendo realizada em um teatro. Em 2015 estreou em teatros, fazendo a final no Espaço Cultural Barroquinha, mesmo ano em que o Gregório de Matos recebeu o Troféu Melhores do Ano, idealizado por Valerie O'rarah.
O Tetro Molière, por sua vez, apresentou o primeiro espetáculo totalmente feito por Drags, o Cordel de Maria CinDraguela. Espetáculo para todas as idades e feito por Drags (Queens e Kings). Recentemente recebeu o espetáculo Sete Belas produzido pelas meninas da Haus of Gloom (HOG). A HOG, que é um coletivo de drags, também é responsável pela ocupação de outros espaços da cidade.
O teatro Vila Velha e o Sesi Rio Vermelho, também foram palco de espetáculos com a temática LGBT, como a comemoração dos 15 anos de Rainha Loulou e Drag Show com Nágila Goldstar, Ela Vargas e Kaysha Kutner. Não esquecendo o espetáculo Rebola produzido por Thiago Romero.
O
estado da Bahia tem como uma das principais características a potencialidade do
seu povo, no que se refere a arte, de diferentes gêneros. A cultura surge aqui como um elemento transformador.
O aprendizado é proporcionado pelas diferenças e de uma certa forma combate
também determinado preconceitos que giram em torno desta arte. Elementos que
fazem com que esta “arte” possa sair dos chamados “guetos”, dos bares e
invadirem os grandes teatros.
A oportunidade de ver e prestigiar seus amigos,
colegas e admiradores trabalhando com a arte, de forma empenhada, dedicada,
amorosa, segura, respeitosa, e de grande agregação de valor para a sociedade e
a cultura do estado mostra o valor que essa arte possui. A mesma pode
proporcionar desenvolvimento e ampliação da consciência, fazendo com que as
pessoas que tem a possibilidade de vivenciá-la possam fugir da exploração ou
opressão que muitas vezes se permite sofrer.


Valeu! Ótimo post!
ResponderExcluir